fbpx

Como promover um bom acolhimento que favoreça a adaptação da criança na escolaTempo de leitura estimado: 3 min.

Veja algumas dicas de como promover o acolhimento que favoreça adaptação da criança na escola, um fator importante para todo o ano letivo.

Promover o acolhimento que favoreça adaptação da criança na escola é um fator que será importante para todo o ano letivo e, talvez, por toda a vida escolar da criança. Evitar constrangimentos, traumas e rejeição à escola deve ser uma tarefa inerente aos educadores comprometidos com o bem-estar do educando como requisito da aprendizagem.

Diante disso, a escola pode promover ações simples e que servirão de “quebra-gelo” para a inserção na vida escolar ou à nova escola. Confira as dicas do post que preparamos!

A orientação da família para preparar o aluno

Já no ato da matrícula, instruir a família sobre os procedimentos de adaptação da criança será de fundamental importância, especialmente para os que iniciam o processo escolar. Atitudes como levar a criança para conhecer a escola previamente e conversas sobre como ela funciona podem dar-lhe a segurança necessária para separar-se da família.

Para crianças com mais dificuldades de desligar-se da família, a sugestão é que o responsável acompanhe a criança ficando na escola, por períodos decrescentes de tempo por alguns dias, até ela sentir-se mais segura.

Promover pequenas experiências de ficar, sem os pais e irmãos, em casa de familiares e amigos pode ser útil para algumas crianças, pois já possibilita acostumar-se com a ausência dos entes mais próximos.

O tour pela escola: conhecendo o espaço escolar e fazendo novos amigos

Os primeiros dias de aula podem ser utilizados para promover um clima de interação entre alunos “veteranos” e “calouros” de forma harmônica e divertida.

Uma prática bem interessante de realizar essa interação é criando a oportunidade de alunos realizarem uma visita completa às dependências da escola, explicando todo o funcionamento para os novatos. Esse passeio pode ser ainda mais interessante se os veteranos forem motivados a criar surpresas e atividades interativas para surpreender e acolher os novos alunos.

A escola ainda pode usar alguém do quadro de funcionários, que seja dinâmico e divertido para realizar essa apresentação. Usar uma caracterização (mascote da escola ou personagem relacionado) pode ser especialmente motivador.

A recepção calorosa dos professores

A orientação para que os professores recebam de forma mais afetiva os novos alunos parece ser redundante, mas reiterar a garantia desse tipo de atitude é fundamental. Afinal, expor uma criança, que muitas vezes já apresenta traços de timidez e pouca sociabilidade, pode ser uma forma cruel de castrar todas as expectativas em relação à sua nova escola.

Dessa forma, priorizar atividades coletivas, com o cuidado de não colocar ninguém em evidência nos primeiros dias de aula, pode ser um alívio e também um estímulo saudável para aqueles alunos que precisam de um pouco mais de tempo para integrar-se.

Garantindo que a adaptação da criança na escola seja tranquila, são aumentadas as chances de sucesso em toda a dinâmica escolar, que será consolidada de forma natural e contínua. Afinal, nem mesmo todos os adultos são produtivos em lugares em que nunca estiveram.

Um acolhimento bem-sucedido mostra à criança que a escola é um ambiente em que ela pode se sentir bem, se divertir e fazer novas amizades, podendo ser ela mesma, mesmo sendo mais tímida ou extrovertida.

Além disso, a segurança oferecida por uma escola receptiva será o caminho para crianças que sofreram traumas, abusos e perdas encontrarem na educação uma forma de modificar a sua realidade de forma positiva.

Se você se interessou por este assunto ou procura mais informações sobre temas semelhantes, assine nossa newsletter e fique sempre informado sobre nossas publicações!

Ferramentas exclusivas
Recursos que enriquecem as aulas
Suporte completo para uma comunicação melhor