fbpx

Como atividades artísticas em casa ajudam no desenvolvimento infantil?Tempo de leitura estimado: 3 min.

Saiba como a realização de atividades artísticas em casa ajudam no processo de desenvolvimento da criança, tendo grande relevância no desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.

A arte é uma importante maneira de expressão e contribui para o desenvolvimento intelectual, motor e emocional. Portanto, é interessante que as famílias estimulem a realização de atividades artísticas junto às crianças.

Neste artigo, mostraremos como as atividades de arte em casa ajudam no desenvolvimento infantil e a importância delas para a expressão das crianças. Além disso, você vai encontrar dicas de como preparar uma aquarela caseira. Confira!

A organização de atividades artísticas em casa ajuda no desenvolvimento da criança

Durante a infância, é importante criar oportunidades para as crianças usarem a criatividade. Atividades como pintura, desenho, escultura, música, teatro são algumas das opções disponíveis.

As famílias podem se organizar de modo a oferecer recursos, orientação, além de garantir um tempo e também espaço para que os filhos tenham contato com as artes: ouvir música, cantar juntos, brincar de roda, recitar parlendas, desafiar a repetir trava-línguas, ensinar a tocar um instrumento, brincar de imitar, dramatizar, contar histórias, cozinhar juntos – são muitas as possibilidades que a arte oferece.

No início, a criança pequena gosta e precisa do estímulo e da companhia dos pais, irmãos mais velhos, primos, tios ou avós, mais tarde, quando são um pouco mais velhos e o repertório conhecido aumenta, é saudável deixar que eles inventem a atividade e se expressem de maneira espontânea e individual.

O tempo empregado em atividades produtivas e prazerosas favorece o estreitamento de vínculos entre a família e a criança. Os momentos de diversão em família são importantes e demonstram a preocupação com os filhos, que valorizam o esforço dos pais.

Atividades de artes aumentam a possibilidade de autoexpressão

As atividades artísticas estimulam os diferentes sentidos (visão, audição, tato, olfato, audição, paladar) e costumam ser muito divertidas e prazerosas, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional, motor e cognitivo da criança.

O trabalho artístico também favorece a concentração, o autoconhecimento e promove a construção da identidade da criança, que aprende a ser ela mesma, a tomar decisões e a se expressar.

A autoexpressão é uma habilidade importante e que faz parte da formação da criança. Por meio da arte, ela aprende a escolher o que é mais importante, a entender seus gostos e saber que as escolhas trazem consequências.

Aprenda a fazer uma aquarela caseira

Uma boa opção de atividade de artes em casa é a aquarela caseira. Lembre-se de que o acompanhamento dos responsáveis é necessário, porque evita acidentes e que locais não desejados sejam pintados. Então, vamos ensinar como fazê-la. Os ingredientes são:

• 1 colher de vinagre branco;
  • 1/2 colher de bicarbonato de sódio;
  • 1 colher de fécula de milho;
  • 1/2 colherzinha de glicerina;
  • corante de alimentos;
  • forma de gelo.

Modo de preparo

Misture o bicarbonato, o vinagre e a fécula de milho em uma tigela. Deixe que esponje. Após esse processo, adicione glicerina. Misture bem. Divida a mistura na forma de gelo e acrescente o corante na cor desejada. É aconselhável usar cores fortes, porque a tendência é que elas clareiem enquanto secam. Deixe as aquarelas secarem durante a noite ou por várias horas.

Pronto, agora é só separar o tempo para pintar!

Estes são alguns dos benefícios das atividades artísticas em casa. Elas são importantes para o desenvolvimento das crianças e favorecem a convivência entre os membros da família, que podem dividir o seu tempo durante a realização das brincadeiras.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo nosso e receber dicas sobre como incentivar o hábito da leitura!

Ferramentas exclusivas
Recursos que enriquecem as aulas
Suporte completo para uma comunicação melhor